terça-feira, novembro 11

Resposta a Zhou Enlai

Realmente, os chineses são muito ponderados. Quase duzentos anos depois da Revolução Francesa, ainda não sabem o que pensar dela. Isso de falar do MNE chinês foi boa. Eles que escolheram uma ideologia "ocidental" (acho eu) bem mais recente que a Revolução Francesa. Terá passado tempo suficiente para darem conta que o comunismo é uma merda? Ou ainda estarão a pensar nisso? Ainda bem que o "Mundo Livre" se arroga, que se arrogue por muito tempo. Prefiro mil vezes acções militares discutíveis do "Mundo Livre" a ditadores de merda arvorados em grandes sábios. E que fique claro, é preferível a pior democracia, baseada em todos os valores ocidentais disponíveis (mesmo os maus), que a normalidade do Iraque no tempo de Saddam Hussein.

Volta-se aqui a escrever o que tantos já escreveram e disseram. A democracia, por pior sistema que seja, é melhor que qualquer outro. Sem excepção. E mais, é perigoso ter no mundo não-democracias. É perigoso para nós, ocidentais, como é perigoso para os que vivem nelas. Acabar com elas é um imperativo.

Não tenho a certeza de estar de acordo com a intervenção militar no Iraque. Mas, no fundo, sei que foi pelo melhor. O Iraque vai passar por maus bocados, mas necessariamente melhores que os de antigamente. A única dúvida que tinha era se seria justo impor a democracia aos outros. Mas bem vistas todas as coisas, penso que sim.
João Lameira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial