sexta-feira, outubro 21

Vá lá, esqueçam lá o Soares só um bocadinho...

De facto,
e nisso eu não estou a ser melhor que vocês,
ainda não disse porque é que acho que o lugar de presidente cairia,
na minha opinião,
melhor no Mário Soares.
Limitei-me a dizer porque é que não cai bem no Cavaco.

Mas agora digam lá vocês, que eu estou a morrer de curiosidade.
Não tenho paciência para tabus nem para estes strip teases dele.
Não estou para esperar pelo programa que é só para a semana.
Não tenho e nunca tive paciência para esta mania dele de orquestrar estas coisas como se tivéssemos todos que ter paciência para o aturar.

Respondam-me objectivamente a estas perguntas.
Porque é que o Cavaco tem o perfil para um lugar não-executivo?
O que é que na personalidade dele liga tão bem com o perfil de amenizador e patrocinador de consensos que tem o cargo de presidente?
Como é que ele vai, enquanto presidente, intervir no campo em que é reconhecidamente especialista: o das Finanças?
Como é que um presidente da República, que não tem um chavo a dizer acerca da economia para além de referências genéricas e nunca contra-producentes com o trabalho de um executivo em plenas funções, pode ser um garante de estabilidade económica, mais do que eu ou vocês?
Que sentido faz?

A política económica é da exclusiva responsabilidade do executivo e, no espírito da constituição republicana, o presidente nunca teve e nunca terá poderes para mexer uma palha.
Ainda para mais quando o próprio Cavaco Silva se demarcou logo dos sonhos de quem o apoia e queria transformar as eleições presidenciais numa eleição de um novo Primeiro-ministro, à revelia dessa mesma constituição republicana.
Que nunca se cometa esse erro.
Que quem votar nele não vote com essa intenção.
E, se não for pedir muito, que perca
exactamente por isso.

Carlos Miguel Maia

3 Comentários:

Blogger Gabriel Peregrino disse...

E onde é que Mário Soares é conciliador??? O homem vive congelado no tempo, passa a vida a dizer mal da globalização (contra todas as estatísticas que provam o contrário, como o facto de ter diminuido o nº de pobres em todo o mundo graças ao dito fenónemo), um anti-americano ressabiado e um reaccionário da pior espécie. É mais radical que a maioria dos bloquistas (Q(!), vive num mundo que já não existe e julga-se com mais direitos que os outros, quiçá acima da lei (nos últimos tempos multiplicara-se os exemplos da arrogância soarista). Acham que uma pessoa dessas é conciliadora?? Mais: enquanto foi presidente, fartou-se de mandar bocas aos governos e de agir como um sultão... por isso é de rir vê-lo agora criticar a "deriva presidencialista" da direita. Por amor de Deus!

10/21/2005 4:51 da tarde  
Blogger Joana disse...

Acham, não, Filipe. Achas - só o Miguel é que é Soarista...

10/21/2005 4:53 da tarde  
Blogger MiM disse...

Então mas e o Cavaco, caramba? Falem-me do Cavaco...

Querem que eu diga? Eu digo: O Soares não é melhor candidato que, neste momento, a esquerda podia apresentar.
Mas também digo: apresentou-se e tem incomensuravelmente mais qualidade para o caargo de Presidente que o Cavaco Silva, o que também não é difícil;
porque, e reafirmo-o: a personalidade, a postura, as qualidades do Cavaco Silva não têm nada que ver com o cargo presidencial.

Estou a ficar farto de dizer sempre a mesma coisa sem que mecontradigam. Começo a achar que vocês acham que tenho razão...

10/21/2005 6:32 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial