sexta-feira, novembro 14

Resposta aos clubólicos e à Resposta a Zhou Enlai

Quando me convidaram para este blog nunca imaginei que um dia teria de recorrer à minha condição de gaja para por ordem na casa, que é como quem diz, no blog. É com alguma tristeza que vos vejo cair no lugar comum de discutirem clubites agudas neste blog que se pretendia "simples, coberto ou recheado" mas nunca "clubilizado". Ainda para mais o único ponto comum é o facto de dizerem mal do Sporting. Não, não vou entrar nessa vossa guerra absurda e infantil sobre qual o melhor clube, da mesma forma que não faz sentido discutir se o catolicismo é melhor que o islamismo: é uma questão de fé. E como tal vou remeter-me ao silêncio daqueles que sabem, têm a certeza, de que estão certos.

Por outro lado, não posso deixar de louvar a iniciativa do Sr. Lameira de lançar a discussão política. A minha condição de "gaija" e o bom senso inerente a essa condição obrigam-me a adoptar uma posição intermédia: afinal "no meio está a virtude". Estou plenamente de acordo com Churchill quando este defende que a democracia (leia-se um regime claramente de índole ocidental) não é perfeita, mas é o melhor sistema possível. Mas o antigo "prime-minister" disse isso há 50 anos. Já era altura do sistema se ir aperfeiçoando. Não acho que o liberalismo seja apenas uma forma de os mais fortes escravizarem os mais fracos. Mas isso vai acontecendo e também não o vou negar. Só acho que não podemos ser inteiramente redutores, numa onda de cinismo que, infelizmente, se vai tornando banal e apenas criticar as falhas de sistema. Meus queridos: sem democracia e liberalismo não teríamos este blog. Por outro lado, não concordo com a imposição deste modelo a nenhum povo cujas tradições o contradigam abertamente. Acima de tudo acredito na auto-determinação dos povos. E por isso não concordo com a intervenção no Iraque. Não por achar que eles queriam viver no regime em que viviam. Mas porque lhes cabia a eles a revolta. Tal como fomos nós que acabámos com o Estado Novo. Imaginem o que seria uma intervenção americana em Lisboa, com bombardeamentos à toa para matar o Marcello Caetano!!!

Enfim, tudo me remete para a liberdade de escolha e para o respeito pelas escolhas de cada um. E eu sou do Sporting, sou feliz e ninguém tem nada com isso!!!
Joana Mil-homens

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial