sábado, junho 18

Arrastão

Depois do arrastão que andámos a fazer em África durante 500 anos e a que se convencionou chamar Império,
não percebo como é que ainda surpreende o facto de haver pessoas que vivem em guetos que não são justos, marcadas de um estigma que não é justo
e que, depois, vão fazer coisas que não são justas.

Se há um movimento migratório do Sul e do Leste para o Ocidente,
é porque o Ocidente se alimenta da desigualdade económica que perpetua em relação ao Leste e ao Sul.
No dia em que os preços impostos pela Organização Mundial do Comércio das matérias primas vindas dos países pobres deixarem de ser risíveis, talvez esses movimentos deixem de se justificar.

O problema é que o nosso défice passava de 6% para 60%
e nós não havíamos de querer ter que emigrar todos, pois não?

Miguel Maia (desculpem não ter assinado antes)

5 Comentários:

Blogger Joao disse...

Arrastão em África há 500 anos?

Lê-se com cada uma....

6/19/2005 10:58 da tarde  
Blogger João Lameira disse...

Maia, andas tão apanhado por tretas pseudo-comunistas que já não vês nada à frente. Toda a gente é responsável pelas suas acções. Até os probezinhos, os que vivem mal, os que a gente andou a foder há 500 anos. Há que entender o problema, mas não se pode desculpar a todo o custo. Menos ainda com essa histeria à volta da globalização.

6/20/2005 11:53 da manhã  
Blogger carlos paulo disse...

epá...vocês tenham calma...aproveito para dizer que isto de "postar" e de comentar os posts...é tudo muito giro mas perde-se muita informação o que dá azo a interpretações, no mínimo, erradas...no limite, superficiais, em relação ao tema.

6/20/2005 2:26 da tarde  
Blogger Joana disse...

Só acho que todos temos direitos. Nós os que aqui vivemos e nascemos, de qualquer côr, e os que para cá vêm. Se os Estado nãoi consegue assegurar os direitos nem de uns nem de outros, então de facto talvez fosse altura de pensar em soluções alternativas - acho que devia haver um programa da UE de acolhimento e integração daqueles que fogem à miséria dos seus países de origem...

6/20/2005 2:42 da tarde  
Blogger carlos paulo disse...

ahhh...maia(és tu o autor do post, presumo)...gostei da imagem do arrastão pelas áfricas...não podia estar mais de acordo...e não, não estou a ser irónico.

6/21/2005 10:45 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial