segunda-feira, agosto 1

Nós e a Democracia

Há dias que um grupo de amigos, no qual me incluo, tem perdido séculos a discutir o aeroporto da Ota. Nem me vou já debruçar sobre o argumento que originou esta discussão, até porque quero acreditar que os autores e defensores da teoria , como pessoas inteligentes que sei que são, a esta altura já tenham refreado os seus ânimos e entendido onde nós temos razão. O que me chateia e até desmoraliza é que, à falta de melhores argumentos, caimos sempre no "ah pois tu dizes isso porque és de esquerda" ou "claro que uma pessoa de direita só poderia dizer isto". Ora se isto já é iriitante assim à microscópica escala do nosso grupito de amigos, que dizer à escala nacional.

Antes de mais há o óbvio. É óbvio que a função Pública tem de ser reestruturada. É óbvio que a progressão de carreiras tendo por critério o tempo que se ocupa uma cadeira, é ridícula. É óbvio que há coisas mais urgentes para fazer do que construir aeroportos ou infraestruturas para o TGV. É óbvio que a Educação tem de melhorar. Tudo isto é óbvio tanto para nós, como para qualquer analfabeto a quem isto seja bem explicado. Então qual o verdadeiro problema?


O problema é que o óbvio requer sacrificios. De todos. E se todos dizemos "sim, despeçam parte dos idiotas das repartições de finanças", logo um idiota da repartição de finanças do bairro fiscal 5 reclama "isso são medidas comunas, faça-se já uma greve geral", ou com um "fascismo nunca mais!". A isto toda a mole obsoleta de trabalhadores públicos - que de qualquer das formas nunca foi dada ao trabalho, pois tivessem eles mais produtividade, não tínhamos nós chegado a este ponto - responde um "Bora na greve, que há saldos no Colombo e a Worten deixa pagar a prestações". E isto aplica-se a médicos, função pública, trabalhadores da Carris, Polícias, professores, enfim, todo e qualquer trabalhador a quem seja exigido o mínimo de trabalho e dedicação extra.

Enfim, só quero dizer que também eu vou ficando desiludida com este Governo em que votei. Mas vou ficando também desiludida com o Meu País. A cada dia que passa, mais me vejo e tornar-me emigrante...

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Portugal vive num período de transição cheio de desafios e pejado de dificuldades.
O governo, eleito por maioria absoluta, começa agora a apresentar os seus grandes projectos, nomeadamente no sector das obras públicas, como é o caso do aeroporto da OTA e da construção e implementação da linha de TGV.

É necessário pois existir uma reflexão séria e ponderada, sobre estas e outras questões de fundo. Estes dois investimentos faraónicos, considerados por alguns necessários, remetem para segundo plano questões fundamentais na construção do nosso país.

O blog PORTUGAL SIM, OTA E TGV NÃO, apresenta-se como o primeiro blog português que se assume contra estes dois empreedimentos. Pretende ser um espaço de reflexão, troca de ideias construtivas, e partilha de informação diversa veiculada pelos diferentes órgãos de comunicação social.

É um espaço em que todos são convidados a participar, através de opiniões, artigos ou referências significativas sobre os temas.

Vamos levar a todos toda a informação!

http://portugalsim.blogsome.com

8/02/2005 2:26 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Em conversa com o nosso excelentíssimo Prsidente da República apercebi-me de como a construção do aeroporto da OTA é importante para o nosso pequeno País que neste momento não tem mais nada do que praias...

o senhor presidente tb concorda que o TGV já é algo que se pode deixar para segundo plano. Mas o nosso aeroportozinho realmente precisa de uma grande mudança.

qual é a ideia de ter uma infra-estrutura pequena e insuficiente a servir o País quase no coração da cidade, quando podemos ter um Senhor Aeroporto a mais uns quilometrozinhos e com muito melhores condições...

amigos as pessoas não vão deixar de viajar para Lisboa porque demoram uma horita para chegar ao aeroporto. Assim como e citando Jorge Sampaio, as pessoas não deixam de ir a Tóquio porque demoram uma hora e meia a chegar ao centro da cidade.

O aeroporto é importante para desenvolvimento económico do nosso País!!! ou preferem continuar pequininos e fechados?! deixem-nos crecer nós precisamos...

beijinhos
Starnet

8/02/2005 12:13 da tarde  
Blogger Bruno Braz disse...

No outro dia mandaste a boca dos "bons" não ficarem cá! Só para relembrar a tua memória.

Beijos e quero jantar ctg esta semana

8/02/2005 3:29 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial