sexta-feira, setembro 23

Santa Terrónia

Portugal e Itália, que no substancial são países mais ou menos semelhantes, têm algumas pequenas diferenças que tornam tudo tão mais interessante.
É comum aos dois países este ódio tacanho e reaccionário em relação a certas partes da sua própria população só porque são menos letradas, menos capazes de distinguir entre um boi (o Alberto João Jardim) e um palácio (um mundo sem o Alberto Joõa Jardim) e sobretudo menos aggiornate, que é um termo muito inteligente que aprendi hoje com uma data de pessoas de direita muito inteligentes e que, segundo consta, quer dizer "actualizadas".
Aí somos iguaizinhos.

A pequena diferença, que é absolutamente deliciosa é que, em Itália, até pela sua história de divisão interna e as diferentes tradições entre o Norte, rico e cosmopolita, e o Sul, pobre e fisiocrata, os terroni são todos aqueles que estão a Sul de Roma, isto é, uma região inteira de pessoas e de cidades e de província indiscriminada e generalizadamente vista como pacóvia.

Em Portugal é diferente, o que não quer de todo dizer que seja melhor ou pior... é um bocadinho diferente. A Joana diz que, em Portugal, há espinhas encravadas que é preciso arrancar do mapa como se a Pacóvia portuguesa fossem pequenos enclaves que, a partir de agora vamos fingir que ignoramos: a Madeira, Felgueiras, Leiria, Oeiras (o que faria de mim um natural de um enclave pacóvio), Amarante, Gondomar.

Depois do 8, também há quem defenda o 80.
Portugal havia de ser acima do Alentejo e abaixo do Ribatejo, quase como quem diz acima de Almada, a leste de Cascais e Sintra e a Oeste do Barreiro, como quem diz Portugal é Lisboa, o resto é paisagem.

Não.
Já o disse e não me canso. A maior desgraça e o maior tesouro que temos são os 10 milhões de pacóvios que não se foram concentrar a Felgueiras e na Madeira e já está.
Somos nós, todos nós, sempre nós.

Miguel Maia

2 Comentários:

Blogger Fuazona disse...

Já me estava a preparar para te insultar com essa historia do Portugal é Lisboa! ehehe

Na brinca. Bom blog. Tem conteudo. Parabens a todos.

9/25/2005 2:07 da manhã  
Blogger MiM disse...

why... thank you.

9/26/2005 1:54 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial