terça-feira, agosto 8

"crime de guerra"

Na afanada prossecução dos meios deveres laborais, dei por mim a escrever as seguintes palavras num qualquer documento word:

Segundo a Lei Humanitária Universal – também conhecida como leis da Guerra –, as partes de um conflito armado não podem fazer da população civil objecto dos seus ataques ou abrir fogo indiscriminadamente sobre áreas civis. Também não podem lançar ataques que sabem ir provocar perdas acidentais de vida civil, ferimentos a civis ou dano a objectos civis que excedem a concreta e directa vantagem militar que é antecipada. Esses ataques constituem crimes de guerra.

Não... não se trata de propaganda anti-semita. Este trecho foi tirado de um comunicado de imprensa a condenar os ataques do Hezbollah a civis israelitas, condenação que pessoalmente subscrevo na totalidade.

Mas se quiserem perceber um bocado mais do que se passa no sul do Líbano, podem ver aqui a entrevista de Peter Bouckaert, da Human Rights Watch (já sei que não devia misturar trabalho com prazer), concedida ao Le Monde.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial