terça-feira, março 8

Direito de Resposta

O João Lameira gosta de me provocar. Às vezes acredito que isso é para ele um qualquer desporto. Claro que como todos os bons desportistas volta e meia falha redondamente nos seus argumentos. Para começar, perde logo a razão quando compara o Professor Doutor Freitas do Amaral (já que estamos numa de sermos formais, sejamo-lo correctamente) ao Luís Delgado, sobretudo no respeitante à honestidade intelectual.

De seguida, o João Lameira comete o erro que me surpreende. Choca-me. Também ele confunde as posições anti-Bush com anti-americanismo. Esperava uma leitura diferente dos acontecimentos da tua parte. Mais. Confunde este anti-americanismo com uma sobreposição das ideias de Freitas às do Bloco (ou do Louçã). Para os mais desatentos, o Professor Doutor Freitas do Amaral é um defensor do fenómeno da integração Europeia, e só isso faz toda a diferença.

Quanto aos meus pontos de vista sobre a pseudo-evolução do pensamento de Freitas do Amaral, mantenho a minha palavra. Liberal, ele sempre foi. Sempre defendeu a intervenção do Estado na aplicação de políticas sociais. E não, não defendo ideais políticos imutáveis e insensíveis ao avançar dos tempos. Só peço que se chamem as coisas pelos nomes, que se assumam essas mesmas evoluções. Que não se fale de uma "viragem à esquerda" quando tudo continua no centro.

E, para mim, João Lameira, a "amálgama de tanta coisa, que torna difícil discernir um rumo certo, um caminho único", não é nem nunca será sinónimo de Democracia. É que não há Democracia sem transparência, sem informação, sem explicar às pessoas onde estão a votar. A "amálgama" ideológica tem outro nome, que rima com Democracia, demagogia.

Por fim, quase em geito de post-scriptum, gostava de pedir a todos os que me acham comuna ou bloquista : leiam isto. E não me julguem, nem apaixonada, nem alguém com ideais imutáveis...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial