terça-feira, novembro 29

A carcaça

Não consigo entender o burburinho criado em torno da idade do senhor Mário. De facto, o senhor não é novo. Não é. E então? Alguém consegue apontar, objectivamente, situações em que a idade do senhor se revelou "desagradável"? Eu não. Mas confesso que também não tenho estado assim tão atento. Afazeres da vida.

O que me preocupa - e não vou dizer nada de novo - é a inexistência de outros candidatos, outras figuras. Esta necessidade de repescar a "velha guarda" entristece-me (se bem que o Eusébio no Benfica...). Na recente entrevista de Miguel Cadilhe* à Visão, o economista afirma que "isto de estar na política tem um custo elevadíssimo", uma vez que "estar a justificar, demonstrar e provar" que tem a consciência tranquila lhe faz pouco sentido. "Quem gostar disso que o faça. Acho que se exige de mais na vida política. Noutras exige-se de menos". Concordo. Talvez seja esta a principal razão que leva o "trigo" a fugir a sete pés do Parlamento. Ficamos com o joio. Ficamos com figuras do calibre de um Santana, de um Sócrates ou de um cherne.

Voltando um pouco atrás, lembro-me de inúmeras situações em que as câmaras registaram o senhor Mário a dormir profundamente, enquanto este ou aquele chefe de Estado discursava. Ele era pelo menos uma década mais novo. A integridade do senhor manteve-se. É caricato, sem dúvida. Mas apenas isso. Tal como o senhor Cavaco a comer bolo-rei. Pouco importa.

*Nota: "Abstenham-se" de comentários em relação ao entrevistado. Ter utilizado uma frase de Miguel Cadilhe é apenas uma coincidência, sem outro tipo de intenção. Muito menos pretendo, com a citação, abrir uma discussão em torno do economista ou do seu trabalho enquanto Ministro das Finanças de Cavaco Silva. Podia ter citado outros, mas este estava mais à mão.

2 Comentários:

Blogger Joana disse...

O que me irrita são os vossos "mas". "tá mal dizer que o soares é cota, MAS lá que dorme nas conferências, dorme" "tá mal chamar-lhe carcaça MAS já é mais velho que a malta do lar.."

Figas t'arrenego, n tarda voto no homem, só por causa desta conversa.

A mim chateia-me mais que o Cavaco tenha recebido milhões de contos MAS continuamos um país de analfabetos.

E, honestamente, não acho que haja algum político que não tenha já a alma hipotecada (várias vezes). Comparado com os nossos candidatos, Fausto era um tipo trés naïf.

11/29/2005 11:15 da manhã  
Blogger carlos paulo disse...

Joana, Joana. Estamos com problemas de comunicação bloguística. Mais uma vez não lês as minhas postas atentamente.

ponto 1.
"tá mal chamar-lhe carcaça MAS já é mais velho que a malta do lar.." - não pertence à minha posta.

ponto 2.
"tá mal dizer que o soares é cota, MAS lá que dorme nas conferências, dorme" - como podes ler a seguir, isso aconteceu há muitos anos atrás e é apenas um fait-divers - ou pelo menos, é assim que o considero. Acho que fui bem explícito em relação a isto. Não sei se te lembras mas tu também referiste numa posta anterior a célebre situação do bolo-rei...E mesmo assim, chateia-te "mais que o Cavaco tenha recebido milhões de contos MAS continuamos um país de analfabetos". Como é óbvio.

Pouco importa. É assim que termino a posta. Porque é isso mesmo que penso em relação à idade do senhor Mário ou aos hábitos alimentares do senhor Cavaco. Pouco importa.

11/29/2005 12:09 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial