quarta-feira, fevereiro 16

Religião

Acho que escolhi a altura certa para andar a ler "O Crime do Padre Amaro". As beatas são o pior mal da Religião Cristã, versão Católica. São uma espécie de claque organizada da Igreja, que acompanha a equipa todos os Domingos e sem a qual tudo seria demasiad aborrecido. Mas, tal como com as claques, temos que nos perguntar se a Igreja não estaria melhor se se reservasse aos que não precisam dela para expulsar os seus instintos mais malignos - e olhem que entre as pulsões violentas de um membro da Mancha Negra (força Académica, a recuperação está aí) e o veneno de uma beata da paróquia de Coimbra venha o Diabo e escolha (e o quanto antes, já agora). se uma beata, do alto da sua verborreia ignorante e provinciana incomoda qualquer um, ontem, à porta da Sé Nova de Coimbra - sim sim, é verdade, fui atraído para aquele circo mediático como o a proverbial mosca para a lâmpada, dirá a Joana - tive o privilégio de saber como seria viver no meio de 20000 ou mais, juntas num só lugar... se isto é o Inferno, eu prometo que a partir de agora me vou portar bem...

"Ai o que eu gosto de ouvir o Cardeal a falar...
"Pois é, o D. José Policarpo. 1-0 por saber o nome do Cardeal
"Olha, aquela é a Maria da Conceição, aquela que anda sempre com aquele padre novo...
"Pois anda, pois anda... eu não gosto nada dele. E ela também anda tão magrita, coitada...
"Sim, desde que lhe faleceu o marido, Deus o Tenha e Guarde. 1-1 por falar o nome de Deus numa menção bacoca a alguém que morreu
"Ai, esta gente não sabe estar... andam sempre a empurrar, que horror, e está tanto Sol...
"Pois. Mas a gente faz isto porque é mais assim uma coisa de uma Fé que a gente tem. 2-1, pela conquista de ascendente moral sobre o adversário
"Olha acho que é o caixão que vai sair... 2-2
"O caixão, pois é... 3-2, dois pontos fáceis de parte a parte
"
Ai pobre Lúcia, nunca me deixavam vê-la em vida, ao menos pude vê-la em morta, que é assim uma coisa que a gente tem, por causa da Fé, não é...
"Eu consegui vê-la duas vezes, duas... uma ontem de noite, e outra hoje porque também nunca me deixaram vê-la em vida. 3-3 por reconquista da paridade moral
"Pois é, mas eu vim 400 quilómetros do Alentejo até aqui...
" Ai, eu vim só do Porto, qu'ainda são assim uns 100... 7-4, com contação de 1 ponto por cada 100 km
"
Ai não se vê nada... aquele rapaz tem a cabeça grande..."

Miguel Maia

PS - A transposição destes ricos dizeres populares é ipsis verbis e resulta da recolha do vi e ouvi ontem, tanto quanto me lembro.
PS2 - A referência à cabeça grande não era dirigida a mim, até porque, convirão, a minha cabeça, tal como a dos meus caros colegas, está bastante proporcionada em relação ao resto do corpo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial