terça-feira, dezembro 5

Digam tudo, menos ciência

De facto, Joana, só pela filosofia, a ética ou a fé é que se pode discutir o aborto. A questão das 10, 100 ou 1000 semanas é absolutamente irrelevante.

A ciência é um bocado como a guerra: Os seus seguidores mais ferverosos são os que nunca participaram e não fazem ideia do que é que estão a dizer. São os tais ratos, que num campo de batalha seriam os primeiros a recuar e que num laboratório subterrâneo seriam os primeiros a verter lágrimas amargas pela morte provada de Deus. E seriam os primeiros a fugir, em ambos os casos.

Mas, para que conste: quando é que a vida é ou deixa de ser "humana" é uma questão completamente indeterminável cientificamente. Passa completamente ao lado do objecto da ciência que nunca poderá deixar de ser o campo das coisas naturais e previsíveis.

A não ser que se determine o número de ligações nervosas no cérebro de uma criança de 4 meses (altura em que se começa a distinguir dos primatas mais inteligentes), cientificamente, nós somos vida animal e acabou.
Nada existe em nós que a ciência possa diferenciar do resto dos animais. Nada para além disso: um número de sinopses.

A não ser que se determine com base em relatórios e pareceres de especialistas que a partir desse momento em que somos diferentes de um chimpanzé bebé, somos sagrados, a historieta de quem acredita que a ciência é a resposta para tudo é tão cega como a de uma beata de igreja.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Pois é a vida ...

12/05/2006 5:47 da tarde  
Blogger Gabriel Peregrino disse...

"Mas, para que conste: quando é que a vida é ou deixa de ser "humana" é uma questão completamente indeterminável cientificamente. Passa completamente ao lado do objecto da ciência que nunca poderá deixar de ser o campo das coisas naturais e previsíveis." Errado. Não 'consta' que, do ponto de vista científico, não se saiba quando começa a vida humana. Mesmo os médicos apoiantes do Sim admitem que a vida humana começa no momento da concepção. A discórdia reside em saber quando é que essa vida humana se torna um ser humano, com direito a ser protegido pela lei. É curiosa a forma como os apoiantes do Sim querem fazer crer que não se sabe quando começa a vida humana...

2/03/2007 2:52 da manhã  
Blogger Gabriel Peregrino disse...

«Cientificamente, nós somos vida animal e acabou.» - Não, nós somos Humanos. E governamos este planeta porque somos mais inteligentes, mais capazes e mais habilidosos. E ainda bem - para os Humanos, até porque o Bem é um conceito humano - que somos nós e não os chimpanzés a mandar nesta espelunca!

2/03/2007 2:56 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial