sexta-feira, fevereiro 18

Campanha Epistolar

Porque acho que as pérolas da literatura não devem ser esquecidas, deixo aqui registo (e comentários) às cartas que ontem recebi, uma de Santana Lopes, outra do Sócrates.


Em 1º lugar a de Santana:

Caro(a) Amigo(a),

(Amiga???!!!! Eu não, de certeza, nem ninguém lá de casa. Aliás, o próprio Pedro devia estar traumatizado com os "amigos", e.g. Henrique Chaves...)

Não pare de ler esta carta.

(Assim, a bold e tudo. Porque o senhor gosta de dar ordens. Porque o senhor não se apercebeu que o autoritarismo está démodé.)

Se o fizer, fará o mesmo que o Presidente da República fez a Portugal, ao interromper um conjunto de medidas que beneficiavam os portugueses e as portuguesas.

(Sampaio é mau e cheira mal dos pés... Oh Pedro, acho mal dizeres estas coisas do único homem em Portugal que achou que tu podias ser Primeiro-Ministro...)

Portugal precisa do seu voto para fazer justiça.

(...e correr com a direita do Governo...)

Só com o seu voto será possível prosseguir as políticas que favorecem os que menos ganham e que exigem mais dos que mais têm e mais recebem.

(De novo o uso abusivo do bold. Santana candidata-se a Robin dos Bosques. Lembro-me dos desenhos animados: "ao Robin, nós chamamos-lhe assim, com a seta apontada, não lhe escapa nada"...)

Você não costuma votar, e não é por acaso.

(Por acaso até costumo votar. Acho que esta carta não é mesmo para mim...)

Afastou-se pelas mesmas razões que eles nos querem afastar.

(Começa aqui o mistério... o eles... Medo...)

E quem são eles?

(aha, o mistério vai ser desvendado...)

Alguns poderosos a quem interessa que tudo fique na mesma.

Incluindo a velha maneira de fazer política.

(foi bluff... Ainda não é desta que sabemos quem são eles... Ele fala, fala, fala....)

Eles acham que eu sou de fora do sistema que eles querem manter. Já pensou bem nisso?

(ahhhh.... Já! E até acho que eles têm razão. Mesmo sem saber quem são eles...)

Provavelmente nós temos algo em comum: não nos damos bem com este sistema.

(Agora achei que ele ia falar do Sporting... É a única coisa que temos em comum... Dou-me bastante bem com a democracia, embora entenda que o Pedro não se dê bem com ela: um Primeiro-Ministro não eleito, não gosta de eleições...)

Tenho defeitos como todos os seres humanos, mas conhece algum polítco em Portugal que eles tratem tão mal como a mim?

(novamente o bold. Aqui comovo-me. Eles são mesmo maus...)

Também o tratam mal a si. Já somos vários.

(Será que eles são das repartições de finanças? Ou dos hospitais?)

Ajude-me a fazer-lhes frente.

(A quem, pelo amor de Deus, a quem???!!!!!)

Desta vez, venha votar. É um favor que lhe peço!

(Pedro, te garanto, tu não me queres ficar a dever favores...)

Por todos nós,

(Nós quem??? Primeiro a incógnita eram eles, agora somos nós... Acho que o PSD tem um problema de identidade....)

(gatafunho da assinatura)

Pedro Santana Lopes


Agora a missiva de Sócrates:

(em letras garrafais: Hora de Mudar)

(em gatafunho) Estimado(a) eleitor(a):

(mmmm, sim, sou eu...)

Começo por pedir-lhe alguns instantes de atenção porque a leitura desta carta poderá ajudar a mudar Portugal.

(Gosto do pedido (vs a ordem da outra carta...), fico com vontade de ler, porque quero mesmo mudar Portugal...)

Das eleições do próximo dia 20 sairá um novo Governo para o País.

(E novidades???)

Trata-se de uma ocasião única para pormos termo a um período conturbado e pessimista da vida nacional.

(Mais novidades... Ouve lá, amigo, sou eleitora, mas não sou parva (acho...))

A candidatura do PS, que eu lidero, apresenta a única proposta eleitoral que assegura
  • Estabilidade política
  • Crescimento económico
  • Rigor nas finanças públicas
  • Combate ao desemprego
  • Apoio aos mais pobres

(mmmm:

  • Acho que todos dizem mais ou menos isso
  • Não gostei do "que eu lidero", cadê seu espirito de equipa? Não te tentes destacar...
  • Vou guardar esta carta, para ver o que é que vais mesmo fazer....

Estas seriam, só por si, boas razões para lhe pedir um voto de confiança para governar Portugal - para podermos voltar a acreditar no nosso País e nas capacidades que temos para andar em frente.

(Volto a dizer, estas promessas não chegam... Isto sei eu dizer, o que tu devias dizer é como vais fazer isto tudo...)

No entanto, nestas eleições temos também de escolher um bom Governo, um Governo credível e sério, que seja um factor de estabilidade e progresso e dê ambição e confiança ao nosso País.

(Quem?? Quem vai estar no Governo?? Será que me vais dizer????)

Por isso, por muita que seja a desilusão com o que correu nos últimos meses, as eleições do próximo dia 20 não podem deixar-nos indiferentes.

(Sim, a tua campanha foi uma desilusão, ainda bem que admites...)

Esta é a oportunidade única de Portugal reencontrar o caminho certo. De escolher o Governo certo. De traçar o rumo certo.

(blá, blá, blá.... Quem vai ser ministro, quem?????)

Não podemos deixar de assumir essa responsabilidade.

(Quem somos nós... Os mesmos da outra carta???)

Se queremos mudar-mais estabilidade, mais rigor, mais progresso-temos de votar no PS.

(Temos?? É impressão minha ou ele está-se a repetir??)

Com o seu voto, estou certo de que conseguiremos concretizar as nossas aspirações colectivas.

(Metro em Campo de Ourique! Metro em Campo de Ourique!, ou não é disso que ele está a falar...)

Confio em si. Acredito nos Portugueses.

(ah, a fé neste povo comove-me... Mas será fé ou sondagens???)

(gatafunho da assinatura)

José Sócrates

(uma irrelevante nota feminina: esta carta traz uma foto do Sócrates: ele é bastante fotogénico...)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial