segunda-feira, março 14

Cinismo

A minha semana futebolística foi marcante, e não podia deixar de falar dela.
Nas palavras de algum daqueles conhecedores de televisão, já tinha ouvido dizer ainda antes da semana começar que as vitórias das equipas como o Chelsea, do Milan (que já vencera o Barça na fase de grupos), do Bayern sobre o Arsenal e da Juve contra o Real Madrid são a demonstração de que o cinismo conquistou o futebol.
O sinal mais claro disso, como estamos tristemente recordados, foi a amarga vitória da selecção de Rehhagel no nosso Euro... E os melhores, os Mourinhos e os Ancelottis deste mundo, foram os primeiros a aperceberem-se dos sinais dos tempos. É isso que faz deles especiais: o facto de serem os primeiros a mudarem de estratégias - mesmo para as mais odiosas - quando isso lhes traz o sucesso; se bem que o italiano o faça com menos dificuldade porque o pragmatismo (palavra com que, por amor próprio, me refiro ao cinismo dos nossos irmãos transalpinos) já lhe estava no sangue.
Mas, voltando à minha semana, na sexta-feira o meu clube foi brindado com uma goleada de 4-0, em casa, pelo Nacional da Madeira. Não sei se, pessoalmente, merecia todas as piadinhas óbvias envolvendo o velho slogan dessa marca mítica de farinhas, mas é para isso que cá andamos, e quando não há má-vontade não temos senão de encaixar.
A verdade é que o Porto mereceu perder. Mereceu ser goleado. E não me vou refugiar nos 70% de posse de bola ou os 30 remates contra 4 (não sei se estas são as estatísticas, mas nem devem andar longe da verdade). O Porto perdeu, perdeu bem, e 4-0 é o resultado que merecia. O Porto jogou mal o jogo de futebol.
Se o jogo tivesse por objectivo reter a bola longe dos adversários, como um joguete de crianças, o Porto teria goleado... e o Benfica já teria sido campeão há muitos anos. Mas o objectivo é mais cínico do que isso. O objectivo é penetrar na área- até o Gabriel Alves já viu isto - ultrapassar os defesas, ficar em situação de remate com alta probabilidade de êxito e marcar... marcar aos nossos adversários, furar-lhes o esquema, frustrá-los, vencer... e o Porto foi muito mau neste jogo.

Miguel Maia

1 Comentários:

Blogger carlos paulo disse...

tens a minha solidariedade neste momento difícil...

3/14/2005 8:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial