quarta-feira, dezembro 15

Coligações

Como se já não fosse idiota o suficiente a história da coligação/não-coligação, faz que finta mas não finta, entre o PSD e o Pp (que de "popular" vai tendo cada vez menos), agora a direita quer arrastar a idiotice à esquerda. Expliquem-me duas coisas:
1. Como é que se pede uma maioria absoluta. O PS está a "pedir às portuguesas e aos portugueses" uma maioria absoluta. Admitamos que eu lhes queria fazer o favor, como é que eu faço? Existe alguma cruzinha no boletim em que eu possa escrever "PS com maioria absoluta" e outra onde esteja só "PS"? Ou tenho mesmo que tentar combinar com o número suficiente de portugueses para ver se funciona?
2. Quem é que quer saber se há coligação ou não? Que interesse é que isso tem? De que maneira é que isso me ajuda. Se eu já julgava que o que interessa ao PSD e Pp são eles próprios, agora não tenho a menor dúvida. Como é que toda esta conversa acerca de eleições resolve os porblemas do país? O que é que isto tem a ver com eleições? E onde é que estão os projectos e as propostas para o país?
Mas eu esclareço-vos acerca das coligações à esquerda, como se isto tudo não fosse óbvio para quem tem dois dedos de testa.
- Se o PS ganhar com maioria absoluta, não há coligação,
- se ganhar com uma maioria relativa quase absoluta vai haver entendimentos pontuais, à esquerda ou à direita conforme os assuntos, como existiu no tempo do guterrismo,
- se ganhar com uma maioria pequena vai ter que se coligar no parlamento com um partido dos pequeno (de acordo com a "geometria dos resultados", que não será o Pp!),
- se tiver uma maioria pequenininha, vai ter que fazer o mesmo no governo,
- e se não tiver mesmo maioria nenhuma fica na oposição...
Isto não vos parece evidente? Qual é a grande dúvida? Qual é o debate? De vez em quando perde-se tempo com cada coisa...

Miguel Maia

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A duvida é que os comunas tem de ir para a ... que os pariu!!! e tem de ser fodi... por todos os car...desses panelei... dos que gostam de lhes lamber o ...

12/16/2004 9:54 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial